Fotos tirada do Por do Sol da praia de Vilatur, Saqua, RJ
Vamos saber mais sobre esta maravilha da natureza:
O pôr-do-sol ou pôr do Sol ou ocaso é o momento em que o sol se oculta no horizonte na direção oeste que pode ser considerado como um processo inverso do nascer do sol que é quando o sol aparece no horizonte na direção leste. Este acontecimento verifica-se todos os dias em todas as regiões compreendidas entre o Círculo Polar Ártico e Círculo Polar Antártico. Ao período do dia em que ocorre o pôr-do-sol dá-se o nome de "ocaso".
Ele surge graças ao movimento de rotação da terra, no qual o sol aparenta se mover em torno do nosso planeta atravessando o céu de leste a oeste, o que ocorre graças nossa observação se dar em um ponto não inercial.
O Brilho
O pôr do sol é normalmente mais brilhante do que o nascer do sol, pois a matiz de vermelho e laranja são mais vibrantes. A atmosfera responde de diversas formas à exposição da luz solar. Em particular, no final do dia, a atmosfera tende a reter uma quantidade maior de partículas em suspensão do que no início do dia. Durante o dia, o sol aquece a superfície terrestre, diminuindo assim a unidade do ar e aumentando a velocidade e a turbulência dos ventos, o que acaba por levantar a poeira para o ar.
Contudo, as diferenças entre o nascer do sol e o pôr do sol, em alguns casos, também dependem das peculiaridades geográficas do local de onde o evento esta sendo observado. Um bom exemplo é a observação em uma praia onde o Sol nasça no oceano e se ponha no continente.
Como a luz do Sol sofre um desvio gerado pela atmosfera, o sol ainda pode ser visto depois de já estar atrás do horizonte físico. Este efeito também se manifesta durante o nascer do sol. Outra curiosidade gerada pela distorção da luz solar pela atmosfera é que o sol também aparenta ser maior no horizonte, uma ilusão de ótica similar a que ocorre com a lua.
A Duração
A duração do pôr do sol varia com relação ao período do ano e com a latitude a região na qual o evento está sendo observado. Durante uma ou duas semanas, durante ambos os solstícios, tanto o pôr quanto o nascer do sol ocorrem ligeiramente mais tarde ou mais cedo a cada dia, uma das características da troca de estações. Este fenômeno ocorre até em regiões equatoriais, onde a troca das estações é dificilmente notada.
Fonte da pesquisa > www.wikipedia.org
Fotos > meus créditos
Essas tres abaixo eu batí com o carro em movimento da estrada
de Vilatur, Saquarema, RJ.
Esta foi é do Por do sol atrás da Igreja de N. S. de Nazaré em Saquarema, RJ
Esta foi gentilmente cedida pela minha amiga gaúcha e muito querida Maria Isabel Saraiva , de frente à sua residência, Lago de Taguari, RS .
Olha que privilégio!!! mas ela merece!!!
Foto da Web
Foto da web - Pantanal
Foto da web
Essas tres últimas foram tiradas na praia do Recreio em 24 de Dezembro de 2011
Oi Amiga!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirEstava em falta com você, né!!!!!
Estava sem internet!!!!! Quase morri!!!!!kkkkk
Mais agora já está tudo resolvido!!!
AS FOTOS ESTÃO MARAVILHOSAS!!!!!
Beijos
Paulinha
lindoooo amiga!!!! amei as fotos!!!
ResponderExcluirbjsss
Oi amiga...se souber de alguma troquinha de páscoa, me avisa, tá...bjão Thaís
ResponderExcluirboa semana pra vc....bjs
Olá, amiga, tudo bem por aí?
ResponderExcluirMuitas criações?....Espero que sempre...
Passei para dizer olá e agradecer a visita
que faz sempre com muito carinho em meu
blog, muito obrigada pela grande amizade
que surgiu entre nós....bjs Thaís