Se você gosta de Cosméticos ( maquiagem), receitas, moda, esmaltes, Artesanatos, reflexões, dicas interessantes, enfim, tudo relacionado ao Universo feminino, encontrará tudo isso aqui no meu Blog , só pesquisar no canto à direita o assunto que te agrada.
espero que volte mais vezes,
Sua visita me deixa muito feliz.
Um beijo com carinho

da Lu.

Meus Seguidores. Siga-me também!!

terça-feira, 18 de maio de 2010

Menopausa - o lado bom

Campanhas, estudos e especialistas querem provar que a menopausa pode ser uma fase ótima para as mulheres

Menopausa: especialistas destacam um lado bom na fase
Uma forma diferente de encarar a menopausa tem sido debatida por psicólogos norte-americanos. E não só nos Estados Unidos. No Brasil, muitos profissionais acreditam que esse momento na vida da mulher pode ser encarado como algo positivo - e não apenas como um poço de dificuldades.

Os motivos que originaram tanta negatividade em torno da menopausa são reais: muitas mulheres, na fase que antecede a menopausa, têm desconfortos físicos, como calores, inchaço, sudorese, dificuldades para dormir e depressão. Isso fez com que o climatério, que é a fase anterior à menopausa seja cercado de cuidados médicos, mas pouco se fala do lado psicológico e das possíveis vantagens do período.

Para Vera Moris, psicóloga da PUC-SP, com mestrado e doutorado em psicologia clínica, é inevitável que a menopausa seja um marco emocional para o término de um ciclo e início de outro. “Algumas perdas serão enfrentadas e a mulher precisa estar pronta para isso. Se ela focar que terá descobertas interessantes, o ônus fica menor e ela não sofre tanto com os sintomas”, acredita.

Algumas ações americanas foram colocadas em prática para ajudar a mulher a encarar o período da menopausa de outra forma. O Instituto Nacional de Saúde dos EUA realiza, desde 1991, campanhas e pesquisas com o mesmo objetivo: abordar as preocupações da menopausa e descobrir as vantagens do período.

Os psicólogos estão trabalhando para entender as atitudes da sociedade em relação à menopausa e ajudar as mulheres a lidarem melhor com o significado psicológico dela. A psicóloga americana Sylvia Gearing ajuda pacientes a ver os benefícios da menopausa e do envelhecimento. "Como as mulheres têm menos estrogênio nesta fase, podem ter mais clareza de pensamento, autocontrole e determinação”, disse em artigo publicado no site da American Phycological Association.

Ainda, uma pesquisa realizada pela Universidade de Copenhague, publicada no jornal oficial da Sociedade Européia da Menopausa e Andropausa, Maturitas, revelou outros aspectos positivos desta fase da vida feminina. Após questionar 393 mulheres de meia-idade, o estudo afirmou que aproximadamente metade delas considerou a menopausa benéfica. Os motivos apontados por elas é bem-estar, alívio por não terem mais que lidar com a menstruação e maiores possibilidades de crescimento pessoal e liberdade para concentrarem-se nas próprias vidas.

Juventude x maturidade

Em uma sociedade que cultua a beleza e a juventude, entrar na menopausa, para muitas mulheres, é sinônimo de tornar-se velha e sem valor. “Ao olhar-se no espelho, observando as rugas e vendo sua imagem envelhecida, com gordurinhas a mais, é difícil não ficar ansiosa”, diz Olga Tessari, psicóloga, pesquisadora da USP, e mantenedora do site AjudaEmocional.com.

Esta também é uma fase, para a maioria das mulheres, onde os filhos já crescidos e criados não exigem mais os cuidados maternos de antes. “Se ela passou a vida se preocupando com os filhos, com o dia a dia deles, como lidar com o vazio que a independência deles gera?”, continua Olga.

É importante, segundo os especialistas, aceitar que a vida passa por fases e que todas essas mudanças também têm o seu lado positivo. Na menopausa, não é diferente. Por exemplo, a atividade sexual está livre de riscos de gravidez e o sexo pode se tornar ainda mais libertador e prazeroso; a mulher pode dedicar-se mais a si mesma, praticar atividades que sempre teve vontade, podendo realizar seus projetos pessoais engavetados pela falta de tempo.

“A mulher deve usar e abusar das experiências de vida acumuladas ao longo dos anos e permitir-se viver intensamente o momento. Mulheres que chegam à menopausa com boa autoestima passam por essa fase de forma tranquila, inclusive lidando melhor com os sintomas físicos causados pelo desequilíbrio hormonal”, conclui Tessari.

5 dicas do ginecologista Ivaldo Silva, professor do Departamento de Ginecologia da Unifesp, para viver a menopausa de maneira mais tranquila:

- Embora a menopausa seja um sinal de envelhecimento, não há motivo para desespero: é uma fase da vida e, por isso, inevitável. Aproveitar os aspectos positivos é a melhor saída

- Aquela preocupação com a gravidez não é mais necessária, portanto, as relações sexuais com o parceiro podem se tornar ainda mais prazerosas

- Utilize este momento para fazer uma análise de sua vida: como os filhos já estão grandes e há uma estabilidade financeira maior, aproveite para curtir horas de lazer, sozinha ou ao lado do marido

- A menopausa surge e, juntamente a ela, a possibilidade de refletir mais e parar para melhorar a si mesma. Autoconhecimento é a palavra-chave

- Culturalmente, a menopausa é tratada como um período ruim, mas não há necessidade de colocar um peso a mais nesta vivência: analise-a como uma fase diferente e um momento de mudança. Se apegue à filosofia de que há muito a ser vivido ainda.
Fonte : www.ig.com.br em 17/05

5 comentários:

  1. Que materia sobre menopausa heim??Otimaaaaaaa..
    flor conseguir mudar visual do blog ,veja se gosta.
    obrigada pela ajuda viu..

    ResponderExcluir
  2. Miguxa aki esta meu link no ByMk.
    http://www.bymk.com.br/usuarios/33747
    Uma quinta feira maravilhosa pra vc.

    ResponderExcluir
  3. Adorei ler isso Lu, confesso que tenho medo , são tantas coisas que ouvimos não é ?

    Seu blog tá mesmo um espetáculo viu, meus mais humildes parabéns !
    bjs no coração
    Li

    ResponderExcluir
  4. Miguxa aroupa nova do seu blog ta LINDAAAAAAAAA!!
    Pensamento de hoje:
    "Um vencedor enxerga
    uma resposta para cada problema.
    Um perdedor enxerga
    uma problema para cada resposta."

    ResponderExcluir

Quando leio um comentário seu, meu dia fica mais feliz, então comente aqui vai, obrigadaaaa!!!