Se você gosta de Cosméticos ( maquiagem), receitas, moda, esmaltes, Artesanatos, reflexões, dicas interessantes, enfim, tudo relacionado ao Universo feminino, encontrará tudo isso aqui no meu Blog , só pesquisar no canto à direita o assunto que te agrada.
espero que volte mais vezes,
Sua visita me deixa muito feliz.
Um beijo com carinho

da Lu.

Meus Seguidores. Siga-me também!!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Dicas úteis sobre computador - PARTE II

Continuando as dicas do teclado...
Teclas misteriosas
Aprenda a utilizar corretamente o teclado do seu computador

Aspectos

De um modo geral, o teclado é um quadro de Comandos (KeyBoard). Lado esquerdo, o Teclado Alfanumérico parece a máquina de escrever. Lado direito, o Teclado Reduzido(KeyPad) parece a máquina de somar. Em volta deles, algumas teclas aparentemente complicadas. Em um artigo mais adiante vamos abordar o tema "digitação", com algumas dicas abordando teclas e suas funções. Aqui, falamos apenas do manuseio de teclas, ok?

Nunca "aperte a tecla": digite-a!

Cada tecla é, na verdade, um contato eletrônico com o Sistema Operacional. Tanto faz bater com força ou "de leve", é como acender uma luz: o importante é o contato. Se você aperta muito uma tecla, a letra "A", por exemplo, ou bate nela com muita força, o resultado pode sair repetido ou até mesmo modificado.

A batida em uma tecla deve ser firme e sutil: "tap-tap-tap", ao invés de "tec-tec-tec". O "tap" é um "peteleco", você bate e puxa rapidamente o dedo de volta. Já o "tec" é um "cocorote", não indicado, você bate e demora um pouquinho com o dedo fazendo pressão sobre a tecla. Isso tem de ser treinado. Evite ainda bater hesitante no meio de duas teclas ("turec-plec-pilec"). Assim, se por acaso você ver uma mensagem "aperte uma tecla qualquer" não a leve "ao pé da letra" (tanto a tecla quanto a mensagem).

Para quem tem a mão um pouco mais pesada, há um recurso de "Ajustar a Sensibilidade e o Fator de Repetição" (Panel de Controle/Teclado) especialmente para a sua máquina, porém o que sempre aconselho é a gente treinar um pouco mais e abandonar o hábito de "fustigar" o teclado.

As Teclas Companheiras

Há algumas teclas que, sozinhas não valem nada, elas servem apenas para modificar as funções de outra. A mais popular é a Shift(Maiúscula). Por exemplo, a tecla A, normalmente, é um A minúsculo. Mas, se acompanhada por um Shift, vai sair um A maiúsculo, diz que foi um Shift-A.

O Shift também alterna as teclas com dois desenhos (por exemplo, %, &, * acima dos números). Por essas características, dizemos que a tecla Shift é uma Tecla de Controle. A máquina de escrever só tem o Shift. Já o computador, além dessa, tem mais duas teclas importantes: Ctrl (Control) e Alt (Alter). Então, A sozinho é a-minúsculo; Shift-A é A maiúsculo; Ctrl-A, Alt-A são outras combinações que podem ter diferentes significados, dependendo de cada programa executado. Assim, as teclas se combinam para enviar Comandos programados, como os já conhecidos Ctrl-C (Copiar), Ctrl-V (Colar), Alt-F4(finalizar), Ctrl-Alt-Del (reinicializar o Windows), etc.

Alguns teclados, geralmente de NoteBooks, tem outras Teclas de Controle, tipo Fn (Function) que acionam símbolos desenhados com a mesma cor da sua estampa. Mas não nos cabe, nessa hora, analisar essas funções, e sim esclarecer o seu uso. Pois bem, ao contrário do que muita gente pensa, as teclas não tem de ser acionadas ao mesmo tempo, por exemplo, vejamos um Ctrl-C.

Algumas pessoas ficam aflitas, tentando acionar as duas teclas ao mesmo tempo, e acabam tendo um resultado diferente, um sinal deformado, C-Ctrl (que é a mesma coisa que C sozinho), etc. Isso tudo vem colaborar para estresse, mistério e complexidade na informática. Mas, veja bem, a tecla Ctrl sozinha não faz nada: então você pode ficar apertando o Ctrl com uma das mãos e, calmamente, enquanto isso, dar um "toquezinho" na letra-C. Ctrl (pode manter apertado, em problemas) ... C. Shift ... A Alt ... F4 Shift ... Tab. E assim por diante: Ctrl ... Alt ... e Del, sem estresse.

Postura e Agilidade na Digitação

Está certo que nem todo o mundo tem a agilidade de um datilógrafo. Porém, uma coisa é certa: alguns requisitos mínimos tem de ser exercitados: Posição do Teclado: situado paralelamente em relação à borda da mesa, de preferência com o monitor bem na sua frente. Mesmo que você digite usando apenas um ou dois dedos, mantenha ambas as mãos suspensas e a postos no teclado. Isto é fundamental, para teclar combinações de teclas de Controle, acentos, De preferência, punhos apoiados.

Há alguns programas educacionais, até gratuitos, que ministram treinamento para digitar com habilidade. Geralmente esses programas são divertidos e dinâmicos, produzindo excelentes resultados não importa a idade. Não se preocupe em adquirir lesões tipo L.E.R. ou coisas assim. Qualquer tipo de dor durante a digitação amadora é causada tão somente por outros fatores normais que podem ser minorados ou corrigidos com alguns truquezinhos. Mas isto é para um futuro artigo!

FONTE: www.maisde50.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando leio um comentário seu, meu dia fica mais feliz, então comente aqui vai, obrigadaaaa!!!